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DETECÇÃO DE VAZAMENTO REFRIGERANTE: TESTE DE AUMENTO DA PRESSÃO DE VÁCUO

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Para se obter um bom teste de aumento da pressão de vácuo, o valor de vácuo deve ser de aproximadamente 500 mícrons (0,67 mbar) e deve ser mantido por uma bomba de vácuo com sua mangueira metálica conectada no lado de alta e baixa pressão do circuito do sistema de refrigeração. Após o fechamento da válvula do manifold, entre o sistema e a bomba de vácuo, o vacuômetro deve ser observado por cerca de 5 a 20 minutos para permitir que a pressão do sistema se equalize. Uma rápida subida da pressão atmosférica irá indicar que o sistema ainda está com vazamento. Um aumento mais lento, a uma pressão de cerca de 1.500 mícrons (2 mbar), irá indicar que ainda há umidade no sistema. Neste caso, o vácuo deverá ser “quebrado” com a inserção de OFDN no sistema, sendo, posteriormente, realizado novamente.

O vacuômetro usado deve ser capaz de medir pressão absoluta com resolução de 0,1 mbar. No caso de sistema de refrigeração construído em campo, a faixa de medição deve ter uma resolução mínima de 1 mbar.

Permeação de mangueiras de transferência de fluido frigorífico durante a evacuação

Mesmo com a tecnologia avançada e a qualidade das mangueiras de transferência de fluido frigorífico atuais, é importante perceber que a permeação através do composto de mangueiras existe. Cargas de fluido frigorífico e mangueiras de teste são geralmente projetados para pressão positiva. As únicas linhas de conexão entre a bomba e o sistema que são realmente projetadas para trabalhar em vácuo são a tubulação de cobre macio ou as mangueiras de metal flexíveis

Ao verificar aumento de pressão após a evacuação, a atmosfera vai permear pelas mangueiras devido à diferença de pressão e o vacuômetro (eletrônico) vai indicar subida de leitura lentamente. Outra fonte de vazamento é o selo de vedação das válvulas e dos engates das mangueiras. Esta vedação é projetada para carga de fluido frigorífico e não fornece uma vedação “perfeita” necessária para um alto nível de vácuo de um circuito de refrigeração.

A atmosfera com pressão mais elevada (1013,00 mbar ao nível do mar) permeia para a pressão mais baixa no interior do tubo de transferência de fluido frigorífico.

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